O Yoga e o Xamanismo

Quem segue o meu trabalho, sabe que, aos poucos, o Xamanismo vai entrando na minha vida e nas minhas práticas. Mas podem perguntar-se: o que é o Xamanismo? O que tem a ver com Yoga?

Imagem de Anke Sundermeier por Pixabay 


É uma prática ancestral que busca estabelecer uma ligação com o sagrado. Não é uma religião. O xamanismo é, na verdade, um conjunto de rituais muito antigos, como danças e músicas que atravessam séculos. Isso remonta aos primórdios da humanidade, quando não havia distinção entre religião e ciência. Vários povos, cada um à sua maneira, buscavam em elementos da natureza uma conexão com algo superior. Por isso mesmo, não dá para cravar uma época nem local de origem. 
As práticas ancestrais do Xamanismo e Yoga têm muitos pontos em comum e práticas complementares poderosas.
Uma das técnicas mais conhecidas do Yoga – sentar-se de pernas cruzadas e coluna ereta, em algumas das diversas posturas yóguicas – tem a sua prefiguração xamânica. No livro Where the Spirits the Wind, a antropóloga norte americana Felicitas Goodman examinou diversas posturas xamânicas que são usadas para provocar o êxtase ou viagens para fora do corpo. Parece que cada postura tem um efeito especifico para a mente. É difícil provar essa teoria de que o Yoga tenha influencia das práticas xamânicas, porém os xamãs siberianos afirmam reconhecer no Hatha Yoga algumas posturas corporais comuns também nas práticas do Xamanismo Siberiano, como a imitação de animais (transfiguração).
Imagem: Nelumbo Yoga @ google imagens (Postura do Corvo)

A finalidade última do yogi é ir além dos níveis subtis da existência explorados pelo xamã e realizar o Ser transcendente, trandimensional e não qualificado, que o yogi sabe ser a sua identidade mais profunda.

O xamanismo antecede todas as doutrinas criadas pelos humanos. Por isso, há vestígios de práticas xamânicas em diversos credos.

O xamanismo objetiva, por meio desses contatos, proporcionar mais conhecimento, equilíbrio, sensatez, concentração e saúde (física e espiritual) para todos que o praticam. A intenção é, também, manter contato direto com a natureza e tudo que é natural para que o ser humano se conheça como ser individual e como ser parte de um todo muito maior. E apesar de o contato com outros níveis de consciência ser praticado diariamente (ao menos a sua tentativa é evolução é), o xamanismo prega também a importância de cuidar bem deste plano – ou seja, preservar a natureza, o meio ambiente e o planeta Terra como um todo. Porque somente com esse nível de respeito e carinho, conseguiremos ter a possibilidade de nos concentrarmos em algo ainda maior. 

O Yoga é uma tradição iniciática que surgiu do xamanismo. O xamanismo que surgiu na Sibéria é uma das mais antigas práticas divinatórias do mundo para promover a cura e bem-estar espiritual. Por evidências arqueológicas e antropológicas, essa prática já existe há cerca de 20.000 a 30.000 anos. Evidências do Xamanismo foi encontrado globalmente em regiões isoladas das Américas, Ásia, África, regiões da Europa e Austrália. Antes do xamanismo se fundamentalizar na Sibéria, o papel do xamã já era de certa forma exercido pelo sramana, na Índia e nos Hymalaias. Tanto os sramanas como os brahmanas praticavam o yoga, e ambos eram yogues.

É mais proeminente em culturas tribais. Hoje, vários povos tribais, bem como várias tribos nativas das Américas praticam este conhecimento espiritual antigo.

O xamã é um homem sagrado e privilegiado, que trabalha em prol de sua comunidade. 


Imagem: Mulher Xamã (Pinterest)

Na Índia creem que o criador do Yoga foi o próprio Deus Shiva. Ao procurar-se as primeiras representações dessa divindade, encontramos Pashupati, o Deus dos Animais, que tem referência no Mahabharata e do qual foram encontradas sítios arqueológicos Neolíticos, com pelo menos 5.000 anos.

Tal como o Yoga, o xamanismo é um estilo de vida. O xamanismo é um companheiro perfeito para prática de yoga. À medida que o poder a mente e corpo se tornam totalmente integrados, o xamanismo vai ajudá-lo a ir para o próximo nível e incorporar o poder da natureza, tornando-o um com a criação.

"O Yoga surgiu da perceção do homem sobre a natureza e é uma jornada de volta à natureza. Como uma antiga prática xamânica, o Yoga é sobre criar empoderamento pessoal, autoridade pessoal e liberdade total com a compreensão de que a Natureza é nosso o Professor Espiritual e Guia..." (Danny Paradise)

Yoga é igual a samadhi; xamanismo é igual a fusão — tudo isso significa dissolução do ego. E, no final, é isto que se pretende!


Comentários

Mensagens populares