Tranquilidade para esperar
"A paciência é uma árvore de raiz amarga, mas de frutos muito doces." - Provérbio Persa
Imagem de Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay
A paciência é uma virtude transcendental porque, na verdade, o mais importante da vida leva tempo. É preciso combinar os tempos de ação com os tempos de espera.
Já falamos muitas vezes da respiração. A respiração contém muitos dos segredos da mente e muitas emoções saudáveis. É muito importante focarmo-nos na respiração. Tirar um tempo para respirar é um costume muito saudável que nos vais ajudar a desenvolver a paciência.
No livro Hathayoga Pradipika (a obra mais importante escrita sobre o Hatha Yoga) escrita por Svatmarama por volta do séc. XIV, fala-nos de Ksama - a paciência. É a capacidade de perdoar e aceitar todas as situações sem ser perturbado.
Quando as coisas correm de um modo diferente daquilo que se esperava, quando alguém tem um comportamento que não é considerado adequado ou quando se tem dificuldade em autoaceitar-se surge, na mente, um sentimento de raiva ou ódio. Ksama, a paciência, é o antídoto para estes dois sentimentos indesejáveis.
Desenvolver a paciência é saber perdoar, aceitar, ter paciência e não desenvolver ansiedade pelo que provoca irritação, ódio ou medo.
O estado de serenidade não depende dos outros porque a pessoa já é esse estado de paz, "eu sou pleno". Não muda, é único, que permanece os mesmo, mesmo com todas as mudanças à sua volta.
Deve entender que aceitar as coisas e perdoar só traz serenidade. A paciência é um dos valores que ajudará a pessoa nessa tarefa.
Não se controla o que pode vir a acontecer porque simplesmente ainda não aconteceu. Por isso deve-se aguardar pacientemente e sem ansiedade o futuro, aguardando o estado de Ksama.
A paciência pode ser desenvolvida na meditação diária. Durante a prática de Yoga observa-se também o valor da paciência, tornando a pessoa tolerante e serena, assumindo as suas limitações, não se irritando com o facto de não conseguir fazer determinado asana, não se irritando com o facto de fazer calor ou frio, simplesmente aceitar serenamente o que é oferecido.
A paciência mostra-nos o que já somos, faz-nos reconhecer esse estado de paz, felicidade e plenitude que já somos. Cultivar a paciência ajuda-nos a crescer e a fortalecer a mente, preparando-nos para o conhecimento do Eu.
Comentários
Enviar um comentário