Yoga No Masculino

 

@eusemfronteiras

No Ocidente, o Yoga está associado maioritariamente às mulheres, mas a história do yoga mostra uma forte participação tanto de rapazes como de mulheres. 

Acredita-se que as raízes ancestrais do Yoga residem nos Brâmanes, que eram uma casta intelectual da India, normalmente referidos como “os homens do conhecimento”. Os Brâmanes eram homens e segundo o “Yoga Sutras” de Patanjali foram os primeiros a escrever representações do Yoga. Já agora, Patanjali era um homem. Quando o Yoga veio para o Ocidente nos anos 1800 e 1900, foi trazido por homens como Swami Sivananda. Este foi o escritor do livro famoso “A autobiografia de um Yogi” e trouxe o Yoga e a Meditação para os EUA nos anos 20. 

O Yoga não é uma prática inerentemente feminina. As raízes do Yoga e o crescimento do Yoga como prática mostram que foi feita de homens para homens de um certo estatuto e disciplina espiritual. Mas, para os homens modernos, o Yoga é visto como feminino, uma prática suave. Muitas mulheres praticam Yoga, vivem segundo esta filosofia e a prática não é competitiva. 

Os homens continuam a ser educados para serem fortes, resilientes e estoicos. Mas isto também pode levar a um a níveis elevados de depressão, ansiedade e abuso de substâncias. 

Os homens não são abertos ao Yoga porque também os media passam a mensagem errada: a flexibilidade, as retroversões… 

Muitos dos homens que praticam exercício, geralmente, focam-se na força e no fitness cardiovascular. Basta entrarmos num ginásio para vermos a zona dos pesos e a passadeiras ocupadas. 

Posso contar pelos dedos, o número de homens que praticou Yoga no meu Estúdio, de uma forma regular! Talvez por estigma não fiquem de uma forma mais permanente e não tornem o Yoga uma rotina. 

Os homens podem ser mais beneficiados do que as mulheres com certas posturas de Yoga devido às caraterísticas da sua musculatura: de maior tamanho e mais rigidez. 

O Yoga é um benefício adicional para manter a boa saúde. Isto porque, segundo pesquisadores, os homens, já no final da adolescência, passam a perder a flexibilidade, o que faz com que fiquem em desvantagem na altura de realizar as posturas diferentes da atividade quando comparados com as mulheres. A maioria deles acaba por se focar na tonificação de braços, ombros e peitoral e ignora os membros inferiores, como pernas, tendões e coxas. 

O Yoga ajuda a manter a mente tranquila e auxilia na energização do corpo, tornando-se um grande aliado na altura de realizar o seu treino preferido, já que ajuda na preparação do corpo para o exercício, deixando-o mais resistente e mais flexível. 

Um dos maiores mitos que os homens têm sobre esta prática é de que esta é uma atividade aborrecida e que consome pouca energia. Pelo contrário! Fazer com que corpo e mente se alinhem é difícil. O Yoga é como uma corrida que exige foco no todo e uma respiração mais controlada. 

Apesar da prática do Yoga não ser tão popular quanto o futebol de domingo, tenho a certeza de que esta atividade trará inúmeros benefícios para a vida de um homem. Além disso é uma atividade que não exige quase equipamento, o que não se torna dispendiosa. 

Então quais são concretamente os benefícios que o Yoga traz à população masculina? 

- Alívio do stress e da ansiedade: A respiração é um dos pilares do Yoga e pode-se entender a respiração como uma meditação em movimento. O foco na respiração e a melhor consciência dela vai ajudar a equilibrar ao ponto de reduzir sensivelmente a ansiedade. 

- Ganhos físicos sem precedentes como força e flexibilidade: Existem muitas posturas de Yoga que se assemelham a longas flexões, abdominais e agachamentos! A maior vantagem, é que o trabalho muscular costuma ser amplo e não focado em apenas um único músculo como ocorre na musculação. Assim, aumenta a força e flexibilidade, senda esta última naturalmente reduzida nos homens em relação às mulheres, e há melhoria na qualidade de vida e melhor disposição para encarar o dia-a-dia. 

Podemos dizer que o Yoga ajuda a esculpir o corpo através da mente. Com a prática reduz-se o cortisol, a hormona do stress, o que contribui para que o sono seja reparador e o anabolismo vai-se proporcionar no corpo, favorecendo o aumento de massa magra. 

- Praticar Yoga é extremamente prático: Tudo o que se precisa é disposição e um tapete! Pode-se praticar na correria do dia-a-dia ou em casa, num parque, praia ou num Estúdio. 

- Ajuda a prevenir lesões: Na prática de Yoga há mais homogeneidade no ganho muscular e articular, e essa melhoria caminha lado a lado no corpo físico. Com a melhoria do funcionamento articular, o homem estará mais disposto a outras práticas físicas e menos propenso a lesões. 

- Melhora do desempenho sexual: Com a prática de Yoga, trará melhor controlo da ejaculação através da respiração, além de confiança e tónus muscular.

- Acalma a mente e estimula a criatividade: O Yoga exige concentração no presente e isso traz quietude da mente, apesar de tanta coisa estar a acontecer à nossa volta. Assim, consegue-se centrar a atenção naquilo que realmente tem valor e fica-se muito mais propenso a insights criativos. As posturas invertidas têm como propósito oxigenar o cérebro e ativar o seu funcionamento na sua plenitude. 

- Expande os limites: Além da melhoria do plano físico e emocional, o Yoga estimula o plano mental. É-se convidado, dentro dos limites físicos, a superar cada postura, estando em constante contato com o seu Eu para alcançar novos patamares. É um estímulo constante para a concentração, foco e superação. 

No entanto, e apesar de todos os estigmas e ideias preconcebidas, já se encontram muitos exemplos de atletas que praticam Yoga, quer em Portugal quer no estrangeiro. Basta fazer uma pesquisa! Esta forma de pensar deve ser libertada e entender que o Yoga é algo benéfico e de valor tanto para homens como para mulheres. 

Para os homens que ainda vivem no passado, pode-se dizer que estão a perder muito. Há a esperança de que continue a haver uma mudança positiva nas mentalidades, que mostre que o Yoga é valioso para todos.

Comentários

Mensagens populares