O cansaço mental

Imagem: pixabay



A pandemia rebentou e fomos todos para casa!

Fechámos a porta e a nossa vida confinou-se a quatro paredes e à família.

A ansiedade e o medo imperaram… começamos a viver fechados e dedicamo-nos às pessoas que estavam connosco. Normalmente, a rotina só nos permitia estar juntos ao fim da tarde, mesmo sendo família. Escola, trabalho… é normal ser assim e se calhar nunca pensamos no pouco tempo em que estamos juntos, mas isso é outro pormenor.

No início ficámos perdidos, desorientados… o que vamos fazer agora? Como nos vamos entreter? Como vamos orientar escola e trabalho no mesmo espaço?

Mesmo querendo tirar bom proveito deste momento, mesmo existindo pânico pelo desconhecido que estava lá fora, o stress imperava. Havia momentos bons e descontraídos e havia momentos de grande tensão.

Estávamos ali dedicados 24h/ 7 dias por semana, semana após semana. Saiamos ali um pouco para apanhar ar, mas 30 min depois fechávamos a porta.

Passados uns longos dias, começámos a “desconfinar”, a sair mais, a abrir portas, a contactar com as pessoas, mas o medo continuava.

E assim passámos longos dias, até hoje, com confinamentos, com restrições. E agora o medo da vacina!

MEDO! STRESS! ANSIEDADE!    

Palavras muito presentes nestes últimos quase 2 anos!

E o que trouxe tudo isto? Sentimo-nos sobrecarregados, emocional desgastados, desmotivados porque não sabemos como vai ser o futuro e falta de energia para tarefas comuns, porque, a meu ver, se tornaram repetitivas. E estamos fartos!

E sabes no que isto se traduz? Cansaço mental! E este cansaço traduz-se também fisicamente. No meu caso, sinto-me exausta mais facilmente, o stress trouxe-me mais cabelos brancos (pois tudo isto foi um choque. Quem imaginava que na sua vida ia passar por isto?), tive gastrite nervosa, enxaquecas por causa das máscaras e do stress… enfim, uma lista infindável de coisas e tu, certamente, podes acrescentar mais! E uma coisa que noto agora, é que as pessoas têm respostas mais agressivas!

Cansaço mental!

Mas vou-te contar como “sobrevivi” a tudo isto. Continuei a dar aulas de Yoga online todos os dias! Esse foi e é o meu equilíbrio, o meu retorno a mim, a maneira de me centrar no aqui e agora. E o facto, de ter um horário, uma rotina e ter que preparar aulas, ouvindo as necessidades das minhas alunas, também me ajudou imenso.

Sabemos que as situações de stress são inevitáveis, não existem somente agora com a pandemia. Então temos que arranjar estratégias para as combater. Não é fácil, mas temos que ter um foco. Pensa, na realidade, vivemos na “sociedade do cansaço”.

O Yoga ajuda-nos a olhar para nós próprios, valorizando os cuidados com o corpo e com a mente, para criar um estado de paz e tranquilidade, olhando para o presente. Foi exatamente isto que fiz! As práticas de limpeza da mente são algo tão importante quanto um banho é para a limpeza física e elas podem ajudar a enfrentar as situações com mais leveza e facilidade.

Por aliar benefícios físicos e mentais, O Yoga é uma ferramenta eficiente neste processo, através de exercícios respiratórios (pranayamas) e posturas (asanas). A prática ajuda a aliviar as tensões emocionais, a otimizar a circulação sanguínea e a alongar e fortalecer diferentes músculos do corpo.

Ao estarmos concentrados na respiração e nos diferentes asanas, a pessoa desconecta-se dos problemas e concentra-se no momento presente. Deixamos de viver o passado ou de sofrer pelo futuro. Além disso, ficamos com mais energia, energia vital, aumentamos a nossa vitalidade e sentimo-nos capazes de fazer as coisas do dia-a-dia. Mexemos o corpo e libertamos a resistência, mental e física.

Com o Yoga, tudo flui melhor. Sentimos que a vida flui melhor. E é uma prática que se adapta a todos, na qual cada um evolui no seu tempo e isso é o que importa.

E só uma curiosidade: A ONU, em 2020, reconheceu a prática como uma abordagem holística de saúde e bem-estar e uma ferramenta poderosa para lidar com as inúmeras tensões provocadas pela pandemia de COVID-19.

Deixo-te aqui o convite para experimentares praticar e sentires o Yoga. Sentires o bom que ele te pode trazer!

Não te dês ao luxo de criar uma crise dentro de ti. É muito importante que continuemos vivos e física, mentalmente saudáveis. Anda daí! 


 

Mensagens populares