Para Curar os Olhos, Olha para o Fígado (artigo em parceria com a newsletter de Sentir a Essência)

Os olhos são um dos órgãos mais importantes, se não o mais importante. Os olhos dão-nos uma visão para ver a beleza da Natureza. Ajuda-nos a fazer a  nossa rotina. O que experienciamos e gostamos vem até nós através dos olhos. Então, necessitamos de cuidar, manter e proteger a nossa visão saudável.

Qualquer que seja a causa, as mudanças na visão não devem ser ignoradas. Quando começa a deteriorar-se, pode ter impactos na qualidade de vida. Mudanças como embaçamento, pontos cegos, halos de luz, ou escurecimento pode representar doença, envelhecimento, lesão ou uma condição associada à diabetes que afeta muitos órgãos no nosso corpo.

O fígado controla o sistema nervoso periférico, que regula a atividade muscular e a tensão. A energia do fígado também controla os ligamentos e tendões, que juntamente com os músculos regulam a atividade motora e determinam a coordenação física. A função do fígado reflete-se externamente na saúde das unhas das mãos e pés e dos olhos e na visão. A visão embaçada, miopia, olhos secos, cegueira à cor, flutuadores oculares estão relacionados com deficiências sanguíneas no fígado. Esta deficiência pode ocorrer devido a cicatrizes no fígado ou anemia. Estes problemas impossibilitam o fluxo de sangue através do fígado. Então é importante trabalhar e facilitar o fluxo de sangue pelos órgãos. Também pode estar relacionado com a inflamação do fígado. 

O movimento involuntário do globo ocular pode estar também associado com o vento interno do fígado (1) . Normalmente ocorre quando há calor extremo no fígado. Pode ser causado por hipertensão ou stress emocional.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o fígado é responsável pelo fluir das emoções, o Qi (2) e o sangue. É o órgão mais afetado pelo excesso de stress ou emoções. Os olhos são o órgão sensorial relacionado com o fígado. Um fígado saudável é suave e aberto. Esta suavidade permite a livre circulação sanguínea e de energia através do corpo diretamente para os olhos. Um fígado saudável mantém o sangue limpo e puro e consequentemente melhora a visão.

Então, quando rejuvenescemos o fígado, promovemos a saúde visual. O Yoga é uma prática postural que, juntamente com o controlo da respiração, melhora a circulação sanguínea em diferentes partes do corpo. Também melhora a flexibilidade do corpo, melhora a concentração e mantém o corpo, mente e espírito em paz. As diferentes posturas melhoram o funcionamento do fígado, nutrem os órgãos internos e limpam as toxinas. 

Os exercícios respiratórios (pranayamas) são conhecidos por impulsionar a saúde do fígado. Podemos referir Kapalabathi Pranayama (A respiração do crânio brilhante) que auxilia a estimulação do fígado e trata uma variedade de problemas do fígado. Também ajuda no funcionamento do baço.

Figura 1: Gomukhasana (@ stylecraze)


As torções desintoxicam, comprimem os órgãos internos, aumentando o fluxo de sangue e ao acontecer este fluxo, vai melhorar a sua função. Elimina a distensão abdominal. A postura de Cara de Vaca (Gomukhasana) oxigena o fígado. A postura do Gato (Marjaryasana) massaja o estomago e a coluna, que são áreas que protegem o fígado. Na postura da cobra (Bhujangasana) abrimos o peito e extendemos os músculos abdominais que ficam acima dos rins. A postura do dedão do pé (Padangusthasana) e a postura da pinça em pé (Uttanasana) também é muito benéfica.
Mas podemos ainda referir o Yin Yoga, que é uma prática com origem no Taoísmo. É uma prática de Yoga contemplativa, baseada em acupressão e em posturas no solo, mais suaves e lentas, mantidas por períodos mais longos. É a prática ideal para quem quer libertar tensões e dedicar algum tempo a si
próprio. Estimula a saúde dos órgãos através de Qui. Segundo o Taoísmo temos 12 meridianos principais, por onde circula a energia vital. Ao fazer-se a acupressão desses pontos vai-se equilibrar a energia dos órgãos.

                                             Figura 2 Os 12 meridianos do corpo (@ Istock)

O meridiano do fígado começa na parte de dentro do dedo grande do pé, sobe pelo pé, até à parte interior da perna, passa na virilha e sobe até à parte da frente do corpo até ao lado da linha média para o peito. Quando o meridiano do fígado/ bexiga está desequilibrado podemos notar frustração e estar na defensiva; ou podemos sentir-nos paralisados e incapaz de nos defendermos. Tendemos a tomar decisões impulsivas e rápidas. Pequenos aborrecimentos podem-se tornar numa fúria imponente. A visão turva pode ser um sintoma de desequilíbrio.

Na Medicina Tradicional Chinesa, os órgãos, para além da sua estrutura e função, estão relacionados com o nosso bem-estar emocional. Os nossos órgãos possuem virtudes pré-natais diferentes e ao virmos ao mundo acumulamos emoções que entram em conflito com o nosso estado pré-natal. As virtudes pré-natais do fígado são o amor, a compaixão, a benevolência, a paciência e altruísmo. Depois do nascimento, o fígado adquire emoções tais como frustração, irritabilidade, teimosia, raiva, culpa, ressentimento, indelicadeza, impaciência, inveja e depressão.

Deixo aqui algumas sugestões de posturas de Yin Yoga que podem estimular este meridiano do fígado, que têm como foco a parte interna das pernas: a borboleta, a libelinha e o bebé feliz.

Para complementar todos os benefícios do Yoga na saúde do fígado e consequentemente dos olhos e das nossas emoções, devemos unir uma alimentação saudável. Também é uma forma de regenerar o fígado, aumentar a energia e o bem-estar geral.

Embora existam várias épocas apropriadas do ano para limpar e desintoxicação do fígado, a Primavera é talvez a melhor. Isso ocorre porque muitas vezes comemos alimentos mais pesados, ricos e nutritivos durante os meses de Outono e Inverno. Esses alimentos são mais pesados para o fígado, mas na Primavera tendemos a desejar resfriamento e limpeza para o fígado. A Primavera também é uma estação perfeita para limpar qualquer calor acumulado no fígado, como já referimos anteriormente, antes do início da temporada de Verão. Então, durante o Verão — porque o calor de Verão pode ser particularmente difícil para o fígado — é importante observar o aumento do calor no sistema e limpá-lo sempre que necessário.

Tem em mente que os desequilíbrios hepáticos não se desenvolvem do nada. Ocorrem dentro do contexto maior que nós somos — corpo, mente e espírito.



(1) Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o Vento interno está frequentemente, embora não necessariamente, relacionado com as disfunções do Fígado.

(2) O Qi é um elemento que se manifestaria como uma força cósmica e vital que criou e permeia todo o universo. Qi se traduz como "ar" e figurativamente como "energia material", "força vital"; ou "fluxo de energia".

Comentários

Mensagens populares