Despertar a Consciência: do bullying à empatia
![]() |
Imagem: Pixabay |
Inês Gaya afirmou com sabedoria: "O maior serviço que podemos dar ao mundo é o despertar da consciência." Essa frase ressoa poderosamente num mundo que enfrentou a pandemia e agora guerras. Os desafios persistem hoje, revelando a necessidade urgente de uma mudança de consciência coletiva.
A pandemia destacou ainda mais as disparidades sociais e comportamentais. Não houve uma transformação global, mas energeticamente ela está a acontecer.
Hoje quero falar-vos do bullying que reflete a necessidade de um despertar coletivo para a empatia e o respeito. Vamos olhar para o que se passa mais próximo da nossa casa.
Como educamos as nossas crianças?
Qual o verdadeiro significado da felicidade?
É o materialismo, a acumulação de bens?
Ou são os valores, as ações, a gentileza, a empatia?
Enquanto clamamos a paz, devemos reconhecer primeiro como educamos os nossos, como nós reagimos perante as adversidades. Os conflitos armados refletem a falta de compreensão, exigindo uma mudança fundamental na forma como nos relacionamos.
E como se relacionam as nossas crianças? Olha para as tuas! Que comentários fazes em casa sobre os outros? O que é importante demonstrares - tens este bem que é espetacular mas falas mal do outro.
E assim, por espelho as crianças são assim para os outros. Tratam-se mal, abusam do colega só porque ele se veste diferente, só porque leva um lanche diferente... isto é o espelho de casa!
Isto é um conflito armado!
É importante remodelar a sociedade, promover uma compreensão mais profunda, cultivando uma base sólida para relações saudáveis e um mundo mais pacífico, onde o foco seja o coração.
Todos temos o poder de contribuir para este despertar. Só que uns vivem no ego - um ego excessivamente inflado - arrogante e com falta de empatia. É necessário, finalmente, que o Mundo da competição dê lugar a um Mundo de cooperação.
As nossas ações são importantes para moldarmos um futuro mais positivo. Eduquemos as crianças a terem um comportamento centrado no coração, no amor, na vida e na consciência que são Deus em ação.